Historico de Pov. José Amâncio




Histórico: Povoada Jose Amâncio.


O povoado Jose Amâncio fica a 12 km da cidade de Pintadas.Em 1945 João Ferreira da Silva comprou cerca de 200 tarefas de terra que pertencia a Euclides Guimarães França. João Ceara como era conhecido, pois ele era cearense, apesar de morar desde seus 13 anos de idade morar na fazenda do Sítio do meio  na região de Riachão do Jacuípe. Construiu uma casa onde deu o nome de fazenda Campo de São João, que foi o primeiro nome do povoado. Em 1947 ele trouxe sua família, a esposa Regina Joana Oliveira e seus quatro filhos; Raimundo, Emílio, Carlos e Elizete.
No mesmo ano de 1947 veio seu irmão de criação Jacinto Ferreira Gomes com a esposa Maria Eulina Oliveira Mendes e sua filha Margarida. Veio também Liberino Bispo Sacramento, sua esposa Eulália Maria do Sacramento e seus filhos; Luiz, João, Jose, Bonifacio, Ermenegildo, Militina, Tereza, Maria de Lurdes e Izabel. Esses foram os primeiros moradores da localidade.
Elizete filha de João Ceara conheceu Jose Amâncio da Silva filho de João Amâncio Silva e Antonia Rosa da Silva. Que morava em Sentada fazenda do município de coité, sua terra.
Eles começam a namorar, ficam noivos. Ele para faze a vontade de sua amada vendeu tudo que tinha em Sentada e comprou terras perto da família dela. Em 1951 eles se casaram, não tiveram filhos biológicos, mas adotaram três; Valmir, Assis e Glaucia, que são filhos de coração.
Jose Amâncio ingressou-se na política, pois tinha o desejo de ver esta localidade crescer. Começou apoiando alguns candidatos quando Pintadas ainda era município de Ipirá. Ele construiu algumas casas e doou alguns terrenos para algumas pessoas vim morar na localidade, que foi conhecida como povoado em 1968 onde denominou de Campo de São João. Ele conseguiu trazer algumas obras importantes como a igreja católica em 1973, a primeira escola “Jose Leão”, onde deu este nome por causa de Jose Leão dos Santos que na época era prefeito de Ipirá, a creche em 1982, o primeiro posto de saúde em 1984. Essas obras foram construídas em terrenos que ele doou para a comunidade.
Em 1985 Pintadas conquistou sua emancipação política tornando um município independente.
Então Jose Amâncio teve a oportunidade de se candidata para vereador, ele conseguiu se elege e foi primeiro vereador do povoado. No ano seguinte tomou posse e continuou trabalhando, ele trouxe para a localidade a escola João Ferreira da Silva, onde recebeu este nome em homenagem a seu sogro João Ceara isso em 1987, neste mesmo ano ele iniciou a obra do mercado municipal onde não teve o privilégio de inaugurar. Pois no dia 25 de março de 1988 ele passa mal, deu uma parada cárdica e não resistiu. E acabou falecendo, aos 65 anos de vida. Passando seis anos de sua morte a comunidade reuniu e decidiram fazer uma homenagem. E trucou o nome do povoado, dando lhe o nome de Jose Amâncio.
O desenvolvimento do povoado não parou hoje tem a quadra poliesportiva, o posto de saúde novo que é a unidade da família. A praça da matriz, a Rua Dantas e a rua do antigo posto toda causada, tem também um lindo templo da Assembléia de Deus. Segundo o agente de saúde atualmente mora no povoada cerca de 400 pessoas, dividida em 120 famílias. 


 Texto: Adyla Lima.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário